NewsMuseum in the news

NewsMuseum e Câmara Municipal de Belmonte reabrem a Casa da Torre

O NewsMuseum reabriu em conjunto com a Câmara Municipal de Belmonte, no dia 26 de agosto, a Casa da Torre, em Caria. Este Centro de Estudos Arqueológicos contou com a intervenção do NewsMuseum que teve como objetivo alargar o âmbito da Casa da Torre ao partilhá-lo com o público através de um ambiente participado e interativo.

Localizada em Caria, a Casa da Torre foi construída no século XIV e destinou-se à residência dos bispos da Guarda. Situada em pleno Centro Histórico, a Casa da Torre é um dos monumentos mais emblemáticos da vila de Caria e do concelho de Belmonte.

Com esta intervenção, será possível usufruir de uma visita por três espaços expositivos, organizados cronologicamente – Período romano, Período medieval e Período moderno. Ainda, o visitante tem acesso a um ponto de informação interativo sobre a história da Casa, a um mapa do território arqueológico do concelho em 3D ou a zonas de lazer para diferentes faixas etárias, como uma oficina de restauro ou uma zona de petiscos no exterior.

A Casa da Torre conta atualmente com cerca de 100 peças em exposição, sendo de destacar as aras de Centum Cellas, dois pulvinus do séc. II ou cerâmicas e faianças recolhidas no Convento de Nossa Senhora da Esperança e no Castelo de Belmonte.

Para o Presidente da Câmara Municipal, António Rocha, esta iniciativa “alargou o núcleo de museus do concelho de Belmonte a Caria”, fazendo com que este espaço de trabalho, até aqui dedicado a especialistas, fosse agora partilhado com a comunidade.

O diretor do NewsMuseum, Rodrigo Moita de Deus, considera que esta iniciativa mostra como é possível “transformar a história, as tradições e o património em conteúdos de qualidade e de interesse público”.

Para além da intervenção no espaço, o NewsMuseum lançou uma aplicação com vários conteúdos à distância de um download, permitindo ainda uma visita à Casa da Torre na companhia de um audioguia.

05 de setembro de 2017

O Interior // O Interior Online

29 de agosto de 2017

Briefing Online