Formula 1

Em todas as gerações desta competição de alto risco há sempre atletas que fazem faísca para lá das pistas. Jackie Stewart vs. Emerson Fittipaldi ou Ayrton Senna vs Alain Prost são exemplo dessas «parelhas».

Jackie Stewart vs Emerson Fittipaldi

Jackie Stewart (1939)

 

Emerson Fittipaldi (1946)

  

 

O primeiro grande duelo entre os dois pilotos foi no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1972. Emerson Fittipaldi venceu e roubou o título a Jackie Stweart que tinha sido campeão no ano anterior, 1971.

 

 

«Uma corrida perfeita: vitória de Emerson», «Emerson vence e é campeão por antecipação», anunciava a imprensa brasileira.

Emerson Fittipaldi foi o primeiro piloto brasileiro a sagrar-se Campeão Mundial de Fórmula 1. Os matutinos e vespertinos do Brasil celebraram todas as vitórias do piloto.

 

 

No ano seguinte, em 1973, Jackie Stweart recuperou o título de Campeão Mundial de Fórmula 1. Emerson Fittipaldi ficou em 2º lugar.

 

 

Mais uma vez os jornais brasileiros deram eco ao duelo entre Emerson Fittipaldi e Jackie Stweart.

 

Para a imprensa brasileira, Emerson Fittipaldi era sempre manchete. Ganhasse ou perdesse.

James Hunt vs Niki Lauda

James Hunt (1947–1993)

 

Niki Lauda (1949)

 

A rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda durante o campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1976 foi marcadamente mediatizada. O vencedor foi James Hunt e, em parte, deveu-se ao acidente de Niki Lauda, ocorrido em Nurburgring, que o afastou das pistas durante quase 2 meses.

 

 

 

 

 

Apesar das circunstâncias da vitória, James Hunt explodiu de felicidade e não escondeu a emoção. «Foi o dia mais feliz da minha vida», lia-se na edição do dia 30 de agosto de 1976 do jornal O Globo.

Este duelo ficou de tal forma conhecido que, em 2003, foi recriado para o cinema pela realização de Ron Howard. O filme chama-se Rush.

 

 

 

 

Para além do filme Rush, foram vários os trabalhos que que deram destaque ao Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1976.

Foi um campeonato atribulado. O vencedor, James Hunt, foi uma surpresa e Niki Lauda, apesar do aparatoso acidente, voltou às pistas ainda nessa competição.

 

 

 

 

 

Ayrton Senna vs Alain Prost

Ayrton Senna (1960-1994)

 

Alain Prost (1955)

 

1º CONFRONTO

O primeiro momento de tensão ocorreu em 1988, durante o Grande Prémio de Portugal. Senna bloqueou Prost, forçando-o a correr junto ao muro da pista. Prost conseguiu desviar-se e alcançou a liderança quando chegaram à primeira curva da corrida.

 

 

 

 

2º CONFRONTO

A rivalidade entre os dois intensificou-se em 1989, no Grande Prémio de San Marino. Os dois pilotos acordaram que nenhum deles se colocaria no caminho do outro pois corriam pela mesma equipa, a MacLaren – Honda.

Senna assumiu a liderança. No entanto, um acidente com outro piloto, Gerhard Berger, fez parar a corrida. No reinício, Prost tornou-se líder e Senna ficou insatisfeito. Em consequência, o piloto brasileiro quebrou o acordo e colocou-se à frente do caminho do rival. Prost ficou furioso pois Ayrton Senna acaba por ganhar a prova.

Outro facto que enfureceu Alain Prost foi o favoritismo atribuído a Ayrton Senna dentro da equipa da MacLaren – Honda. Por tudo isto, o piloto abandonou a equipa a meio da temporada e assinou um contrato com a Ferrari, na temporada seguinte.

 

 

 

 

Ainda em 1989, os dois pilotos tiveram mais um momento de tensão durante o Grande Prémio do Japão. Ambos colidiram, quando Alain Prost tentou bloquear Ayrton Senna numa tentativa de ultrapassagem de chicane (sequência de curvas em formato ‘S’ usada para diminuir a velocidade).

Prost saiu do carro no momento em que Senna pediu auxílio aos técnicos para que devolvessem o carro à pista. Contudo, Senna retornou às boxes enquanto Prost dirigiu-se aos árbitros reportando que a ultrapassagem de chicane, feita por Senna, era ilegal. Devido à queixa, Senna foi desqualificado e Prost ganhou o campeonato.

 

 

 

 

3º CONFRONTO

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1990 foi novamente uma pista de combate para Prost e Senna. O piloto brasileiro estava melhor colocado que o piloto francês, que corria agora pela Ferrari.

Sem explicação aparente, na penúltima corrida do campeonato, em Suzuka, no Japão, o lado ímpar das posições de largada foi trocado com o lado par.

Senna reclamou alegando que o lado ímpar estava sujo e que a aderência ao piso era menor. Mas na verdade, Senna não estava satisfeito porque Prost, devido à mudança, tinha ficado com um lugar preferencial para a largada, isto é, no lado mais protegido da pista. O apelo do piloto brasileiro foi rejeitado e no início da corrida, Prost estava à frente. Ayrton Senna não quis perder a liderança e no final da primeira curva colocou-se à frente de Prost colidindo no carro do rival.

Alain Prost ficou, mais uma vez, indignado com Ayrton Senna e no final da corrida afirmou a um jornalista da Eurosport: «What he did was very bad. He is a man without value. I am sure that he hit me on purpose».

Um ano depois, Senna admitiu que a manobra foi premeditada, foi uma vingança, pelo facto de Prost ter tentado retirar os dois da corrida no ano anterior.

 

 

 

 

4º CONFRONTO

No ano seguinte, em 1991, os dois rivais foram protagonistas de mais um incidente. A Ferrari de Prost era mecanicamente inferior à McLaren, equipa pela qual corria Ayrton Senna.

No Grande Prémio da Alemanha de 1991, Prost disputava o 4º lugar com Senna o que não o demoveu de defender-se agressivamente fazendo Prost desviar-se, logo na primeira chicane, pela rota de escape.

Fizeram 11 voltas em luta constante até que, quando faltavam apenas 8 voltas para terminar a corrida, Alain Prost tentou uma ultrapassagem perigosa, que foi executada sem sucesso e o afastou da corrida. Coincidentemente, Senna ficou sem combustível na última volta, exatamente naquele ponto. Ayrton Senna terminou a prova em 7º lugar.

Alain Prost decidiu fazer uma pausa em 1992 após ter sido dispensado pela Ferrari por ter criticado publicamente o carro e a equipa. Na temporada seguinte, Prost assinou um contrato com a Williams. Ayrton Senna quis também ir para a Williams pois alegava que a MacLaren já não era a equipa mais competitiva. Ainda assim, Prost tinha uma cláusula no contrato que proibia o rival de ser companheiro de equipa. Furioso, Senna chamou o Prost de cobarde durante uma conferência de imprensa no Estoril, em Lisboa.

Ayrton Senna entra na Williams em 1994 e em resposta Alain Prost retira-se da Formula 1, durante o Grande Prémio de Portugal.

 

 

 

 

Frank Williams, Fundador da Williams F1 comenta a técnica dos dois pilotos:

«You can call me unfair, but always suspected that Alain had a greater ability. I say this remembering that Ayrton defied more the limits than Alain. But Alain, never explored the extreme so consistently or successful way like Ayrton. Alain took calculated risks. Ayrton was all about courage. Despite the many differences, they also have similarities. The two pilots were very cerebral, great "thinkers". But the manifestations of this mental control were different». [Podem chamar-me injusto, mas sempre suspentei que o Prost tinha uma grande abilidade. Eu digo isto lembrando que o Ayrton desafiava mais os limtes que o Alain. Mas o Alain nunca explorou o extremo tão conscientemente ou de uma forma tão bem sucedida como o Ayrton. Alain assumia riscos calculados. Apesar das demais diferenças, eles tinham grandes semelhanças. Eram dois pilotos muito cerebrais, grandes «pensadores». No entanto, as manifestações de controlo mental eram diferentes.]

 

Michael Schumacher vs Damon Hill

Michael Schumacher (1969)

Damon Hill (1960)

 

O estranho caso de Adelaide

Em 1994, Damon Hill corria pela Williams e era parceiro de equipa de Ayrton Senna. Após um aparatoso acidente, Senna morreu durante o Grande Prémio de San Marino e Damon Hill passou para piloto principal disputando a liderança do campeonato diretamente com Michael Schumacher que, nesta altura, corria pela Ferrari.

Durante este campeonato, no Grande Prémio da Bélgica, Schumacher ignorou a bandeira preta e foi impedido de correr nas duas provas seguintes. Hill aproveitou para somar pontos e diminuir a diferença que o separava de Michael Schumacher.

Quando Schumacher regressou apenas um ponto o separava de Damon Hill. O reencontro, na corrida final do campeonato, em Adelaide – Austrália – Hill via o pódio cada vez mais perto e no momento em que ia ultrapassar Schumacher, este embate no carro de  Hill, causando estragos que o impediram de vencer a corrida.

Michael Schumacher ganhou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1994 e Damon Hill é empurrado para o 2º lugar.

 

 

 

 

 

Felipe Massa vs Lewis Hamilton

Felipe Massa (1981)

Lewis Hamilton (1985)


 

Os pilotos Felipe Massa e Lewis Hamilton protagonizaram uma das maiores estórias de rivalidade da Formula 1. A estreia foi na disputa do campeonato de 2008, no qual Lewis Hamilton venceu Felipe Massa por um ponto.

Não obstante, a época de maior tensão foi durante o campeonato mundial de 2011. Além de várias colisões em pista, os pilotos trocaram picardias através dos meios de Comunicação Social. O momento mais evidente foi após o GP de Singapura, durante uma conferência de imprensa, quando Felipe Massa interrompe Lewis Hamilton.

Hamilton e Massa colidiram quatro vezes durante a temporada de 2011. Primeiro no GP do Mónaco, depois GP de Inglaterra seguindo-se ainda mais dois acidentes com palco no GP do Japão e no GP da Índia.

 

 

 

 

 

 

 

A rivalidade entre os dois passou das pistas de corrida para os vários meios de comunicação e tornou-se de tal forma viral que surgiram cartoons sobre este caso.