Os Beatles no Ed Sullivan Show

“Ladies and gentlemen… the Beatles!” [«Senhoras e senhoras… os Beatles!»]. Os gritos e aplausos da audiência abafaram as palavras de Ed Sullivan. No estúdio, estavam 728 pessoas; em casa, eram 73 milhões, um recorde de audiência. A 9 de fevereiro de 1964, a América estava colada ao pequeno ecrã para assistir à estreia dos The Beatles na televisão nacional.

A sua chegada à terra do Tio Sam era antecipada há semanas. Dois dias antes da sua atuação televisiva, os noticiários da CBS e da ABC transmitiram a chegada do quarteto de Liverpool ao aeroporto, ilustrando o poder da Beatlemania que, por esses dias, contaminava os norte-americanos.

Os primeiros acordes de “All My Loving” levaram a audiência ao rubro. Seguiram-se “Till There Was You” e “She Loves You”. As câmaras demoravam-se em cada um dos membros, com o respetivo nome a surgir no ecrã. No caso de John Lennon, uma informação adicional, para as fãs menos conhecedoras: “Sorry Girls, He's Married” [«Desculpem meninas, ele é casado!»].

A banda fechou a sua participação no The Ed Sullivan Show com “I Saw Her Standing There” e “I Want To Hold Your Hand”. Apesar de os The Beatles terem aparecido em mais três emissões do popular programa de variedades, a sua primeira performance ficou imortalizada como um marco da cultura popular norte-americana, que continua a impressionar os espetadores, mais de cinquenta anos depois.