2004

A União Europeia prepara-se para iniciar a negociação mais delicada da sua existência com um candidato à adesão. Para o candidato, a Turquia, este também será um dos processos políticos mais exigentes da sua história recente.

A Turquia vai iniciar as negociações para a adesão à União Europeia a 3 de Outubro de 2005. Esta decisão, que tem ocupado a parte central dos trabalhos da cimeira europeia que hoje termina em Bruxelas, constitui um dos passos mias sensíveis da história da EU, e também um dos que mais pode condicionar a sua evolução

O Parlamento Europeu prepara-se para votar, amanhã, em Estrasburgo, a favor da nova Comissão, presidida por Durão Barroso, por uma maioria confortável.

O Presidente eleito da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou a sua equipa remodelada de comissários designados, na expectativa de que, desta vez, venha a ser aprovada pelo Parlamento Europeu.

O momento histórico decorreu na cidade onde foi concluído o tratado fundador.

O presidente indigitado da Comissão Europeia, Durão Barroso, expressou “total confiança“ em Roco Buttiglione, escolhido para o pelouro da Justiça e Assuntos Internos, depois de a nomeação deste italiano ser rejeitada numa comissão do Parlamento Europeu.

Formar a Comissão Europeia vai ser o primeiro dos trabalhos difíceis de Barroso.

O primeiro-ministro, Durão Barroso, vai responder esta noite, em Bruxelas, ao convite que lhe foi feito para presidir à Comissão Europeia. A resposta será dada depois de um encontro com o Presidente da Republica e de um Conselho de Ministros extraordinário sobre a natureza e a importância do convite.

A União Europeia (UE) adiou para dia 30 a escolha do próximo presidente da Comissão Europeia, um cargo para que o primeiro-ministro, Durão Barroso, se declarou ontem indisponível, na sequência das sondagens que lhe foram feitas por vários dos seus colegas.