ZECA MENDONÇA, O ASSESSOR DE TODOS OS LÍDERES

Uma evocação a Zeca Mendonça, que se destacou como assessor de imprensa de todos os líderes sociais-democratas, durante mais de 40 anos.

Com depoimentos de Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, José Manuel Durão Barroso, Luís Filipe Menezes, Luís Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes, Rui Machete, Conceição Monteiro, Paulo Rangel, Rui Rio, Natália Carvalho e Carlos Coelho.

ZECA MENDONÇA, O ASSESSOR DE TODOS OS LÍDERES

José Luís Mendonça Nunes, conhecido por Zeca Mendonça, esteve, durante mais de 40 anos, ao lado de todos os presidentes do PSD. Quem com ele trabalhou destaca, sobretudo, a dedicação ao partido e a lealdade a todos os presidentes.

Tornou-se funcionário do PSD (então PPD) em 1974, quando integrou a lista de cinco mil subscritores da legalização do partido.

Começou logo a trabalhar, primeiro como segurança, a convite de João Inácio Simões de Almeida e, desde 1977, como assessor de imprensa, acabando por liderar o gabinete de imprensa do partido.

Como assessor de imprensa, Zeca Mendonça trabalhou com 17 presidentes do PSD (contando Leonardo Ribeiro de Almeida, que presidiu à Comissão Política quando Francisco Sá Carneiro liderava o partido), terminando funções no mandato de Pedro Passos Coelho.

No Congresso do PSD em Espinho, em 2016, Zeca Mendonça recebeu um aplauso, de pé, dos delegados, durante uma homenagem aos funcionários do partido.

Em dezembro de 2017, põe fim a 43 anos de ligação profissional ao PSD para ir reforçar a equipa de assessoria de Marcelo Rebelo de Sousa, na Presidência da República.

Faleceu aos 70 anos, em março de 2019.