1982

27/04/1982

VISITA DO PAPA

Uma das figuras mais populares de 1982 era Tony Silva, um expoente da “música ró” encarnado por Herman José. Tão popular que levaria o Expresso a convidar logo no início do ano o humorista para os famosos “almoços no Pabe”, o restaurante situado ao lado do jornal onde todas as semanas levava um político, um economista ou outra personalidade de primeiro plano para uma entrevista durante o almoço.

Pela mesma altura, o Expresso publicou na primeira página uma notícia que hoje causaria estranheza. Fronteiras e alfândegas abertas 24 horas por dia? Foi o que aconteceu, para facilitar “a importação de produtos pecuários fundamentais” face à greve dos estivadores.

Dos acontecimentos internacionais mais marcantes destacou- se a Guerra das Malvinas/Falkland, a ilha do Atlântico Sul disputada pela Argentina e pelo Reino Unido. Iniciada em 2 de abril, terminou a 14 de junho, com o arquipélago a ser recuperado pelos britânicos, o que ajudaria a conservadora Margaret Thatcher a ganhar as eleições do ano seguinte e a Junta Militar argentina a cair. Para trás ficavam 649 soldados argentinos, 255 britânicos e 3 civis mortos.

Foi, também, o ano da retirada da OLP de Beirute Ocidental, numa grande e complexa operação sob supervisão norte-americana. O Líbano era há muitos anos um Estado com vários Estados dentro, com atentados e confrontos diários entre dezenas de fações das mais variadas obediências políticas e religiosas. A OLP era um deles, depois de aí se ter instalado depois da expulsão da Jordânia.

O Papa João Paulo II fez a primeira visita a Portugal, cumprindo a promessa de vir a Fátima agradecer a Virgem Maria por ter escapado ao atentado de que fora alvo no ano anterior em Roma. Durante a procissão noturna das velas, o Sumo Pontífice seria aliás alvo de uma tentativa de agressão, com uma faca, pelo padre integrista espanhol Juan Maria Krohn.

A nível político, a primeira revisão da Constituição acabou com o Conselho da Revolução e criou o Conselho de Estado, e a Alternativa Democrática (AD), coligação de Governo entre o PSD e o CDS, entrou em convulsão. Na televisão, uma estreia: a primeira telenovela portuguesa, “Vila Faia”.

Como seria a vida no ano 2000? Este foi um dos exercícios feitos pelo Expresso nesse longínquo ano que, a nível interno, ficaria marcado por uma eleição insólita para “Figura Nacional do Ano”. Não tendo os jornalistas considerado haver nesse ano uma figura nacional que se tivesse distinguido suficientemente, acabaram por eleger Sebastião José de Carvalho e Melo, marquês de Pombal, cujo nome alguém tinha proposto na reunião da Redação ao olhar pela janela para a Praça Marquês de Pombal, visível das instalações que o Expresso ocupava então.

 

Expresso 1982