1997

A União Europeia assumiu, pela primeira vez, a responsabilidade da coordenação colectiva na luta contra o desemprego, apesar de salvaguardar o papel prioritário de casa Estado-membro neste domínio. A cimeira europeia extraordinária sobre o emprego, que ontem terminou no Luxemburgo, adoptou uma série de directrizes globais que deverão inserir-se e programas nacionais de emprego.

Os governos dos Estados membros da União Europeia preparam-se para a dura tarefa de conseguir a ratificação do novo Tratado de Amsterdão, depois de o documento ter sido assinado formalmente, ontem, pelos ministros nos Negócios Estrangeiros.

O ministro das Finanças alemão, Theo Weigel, rejeitou publicamente que países como Portugal continuem a beneficiar do Fundo de Coesão, se entrarem para a moeda única.

A comissária europeia Monika Wulf-Mathies aprovou definitivamente um financiamento de cerca de 40,6 milhões e contos para o projecto de Alqueva. Estas verbas serão provenientes dos fundos estruturais, estando ainda prevista, no próximo ano, a aprovação de uma dotação para a central hidroeléctrica de Alqueva, proveniente do Fundo de Coesão.

O emblema da primeira presidência europeia da Finlândia, marcada para o segundo semestre de 1999, já está a ser preparado através de um concurso lançado nas escolas secundárias de todo o país.