1984

27/04/1984

PRIMEIRO BANCO PRIVADO E DONA BRANCA

Este ano – que começou com a chegada a Portugal de mais uma missão do Fundo Monetário Internacional, para discutir novo empréstimo a Portugal, cuja economia era considerada “excessivamente preocupante” — terminou com uma inflação recorde de 29,3% e com um novo imposto, o IVA.

Um dos assuntos mais falados na imprensa, incluindo o Expresso, foi o caso das FP-25, as autodenominadas Forças Populares 25 de Abril, responsáveis por vários atentados, como os dois em menos de uma semana contra dois empresários, em junho. Mais tarde deu grande brado a detenção de 42 pessoas acusadas de terrorismo por conta das FP. Com estupefação, o detido acusado de ser o líder era o principal operacional do 25 de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho.

O mítico ciclista Joaquim Agostinho morreu durante a Volta a Portugal, enquanto lá fora outra morte — do líder soviético Yuri Andropov — abria o caminho para o homem que desmantelaria o sistema político da União Soviética, Mikhail Gorbatchov. Soviéticos que anunciariam o boicote dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, de onde Carlos Lopes traria a medalha de ouro da maratona.

Por cá, começava por essa altura a ganhar forma aquilo que seria o Partido Renovador Democrático, de Ramalho Eanes, e morria o primeiro português com sida (embora só mais tarde isso fosse confirmado), o também mítico António Variações. Como curiosidade, na mesma primeira página em que anunciava a morte do cabeleireiro-cantor, o Expresso publicava uma notícia sobre evasão fiscal de uma conhecida marca de eletrónica, um pouco acima de um anúncio no qual a mesma marca e “os seus agentes” ofereciam 5 mil escudos (25 euros) a quem comprasse um televisor a cores.

1984 seria ainda marcado por duas notícias de banca — um banco institucional, o “outro” clandestino e ilegal. O primeiro, que seria mais tarde o BCP, foi primeiro banco comercial privado português a ser autorizado desde o 25 de Abril; o outro era o de Dona Branca, a “banqueira do povo”, como ficou conhecida, por pagar juros elevadíssimos... até o esquema em pirâmide rebentar e D. Branca ser presa.

Lá fora, destacaram-se o atentado do Exército Republicano Irlandês (IRA) contra a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher (destruiu parte do hotel onde decorria a convenção do Partido Conservador, mas a “dama de ferro” escapou incólume), a eleição do antigo ator de Hollywood Ronald Reagan para Presidente dos Estados Unidos e o acidente de Bophal, na Índia, onde uma fuga numa fábrica norte-americana de pesticidas causou nuvens tóxicas que fizeram vários milhares de mortos e deixaram cegas milhares de pessoas.

Já agora, fique também a saber que foi em 1984 que foi instituído o desconto nos cinemas às segundas-feiras.

 

Expresso 1984