2015
TERROR EM PARIS
Muito desgastado pelas medidas do programa de resgate da troika e por desentendimentos com o seu parceiro de coligação Paulo Portas, Passos Coelho, surpreendentemente, venceu as eleições legislativas de 2015 com 38,50% dos votos, o que não lhe garantia a maioria no Parlamento. Foi empossado um Governo de gestão que durou 27 dias, até que, numa inédita reviravolta, António Costa conseguiu um acordo com o Bloco de Esquerda (que tinha tido a maior votação da sua história) e com a CDU (contando com o apoio parlamentar do novo partido PAN — Pessoas-Animais-Natureza) e tomou posse como primeiro-ministro. Começavam os dias da ‘geringonça’.
Em abril, para que António Costa se preparasse para as legislativas, a Câmara Municipal de Lisboa ficou entregue a Fernando Medina. Miguel Albuquerque torna-se presidente do PSD Madeira, e Alberto João Jardim demite-se da presidência do Governo Regional. Estava a um mês de cumprir 37 anos no poder (já tinha batido o recorde de Salazar).
José Sócrates estava na prisão de Évora, e os portugueses passaram a ouvir falar diariamente da Operação Marquês.
Investigavam-se transferências superiores a 20 milhões de euros de Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates, para este, que provinham de luvas pagas pelo Grupo Lena, pelo resort Vale do Lobo e pelo GES (Grupo Espírito Santo). Entre os arguidos estão o ex-ministro Armando Vara, o banqueiro Ricardo Salgado, Joaquim Barroca, administrador do Grupo Lena, Zeinal Bava, ex-presidente da Oi, Henrique Granadeiro, ex-presidente da Portugal Telecom, Rui Horta e Costa, ex- -administrador do Vale do Lobo Resort Turístico de Luxo, o empresário Hélder Bataglia, João Perna, motorista de José Sócrates, ou Sofia Fava, ex-mulher de Sócrates.
Em 2015, o Estado teve de acudir a mais um banco, desta vez o Banif. Uma notícia da TVI de que o banco iria ser alvo de uma intervenção pública levou a uma corrida aos depósitos e provocou mesmo um processo de resolução. Os ativos bons foram vendidos ao Banco Santander Totta.
Em Paris viveram-se em janeiro três dias de terror. Um ataque de membros do Estado Islâmico à redação do jornal satírico “Charlie Hebdo” matou 12 pessoas, incluindo os cartoonistas Cabu, Charb, Honoré, Tignous e Wolinski. Entretanto, um outro terrorista matou uma mulher polícia e tomou reféns num supermercado, matando mais 4 pessoas.
Mais mortíferos ainda seriam os ataques terroristas de 13 de novembro na capital francesa. Em retaliação pelo envolvimento da França na guerra da Síria, o Estado Islâmico levou a cabo sete ataques. Várias pessoas em restaurantes foram mortas a tiro e três suicidas com coletes de explosivos fizeram-se explodir junto ao Stade de France, onde decorria um jogo da seleção ao qual assistia o Presidente François Hollande.
O pior massacre ocorreu no teatro Bataclan, durante um concerto dos Eagles of Death Metal, com 87 vítimas. No total morreram 130 pessoas e 7 terroristas.
Nesse ano, a Europa estava a tentar lidar com uma das piores crises migratórias da sua história. Calcula-se que 1 milhão e 700 mil pessoas tenham pedido asilo, vindas da Síria, Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Iraque, Eritreia e Balcãs.
Cinco países construíram cercas nas fronteiras: Bulgária (com a Turquia), Hungria (com a Sérvia e a Croácia), Áustria (com a Eslovénia), Macedónia do Norte (com a Grécia) e Letónia (com a Rússia). O Mediterrâneo era um cemitério para incontáveis embarcações sobrelotadas a tentarem chegar a sítios como a ilha de Lampedusa. Uma fotografia de uma criança de 2 anos, Alan Kurdi, que morreu afogada no Mediterrâneo, teve um grande impacto mundial. Em Calais, França, nasceu um acampamento improvisado onde chegaram a viver 10 mil pessoas que queriam entrar no Reino Unido pelo Eurotúnel.
Neste ano faleceram Herberto Helder, Manoel de Oliveira, José Mariano Gago, Günter Grass, B. B. King, Ornette Coleman, Maria Barroso, Ana Hatherly... O serviço de streaming Netflix chega a Portugal, e pela primeira vez um estrangeiro descendente dos judeus sefarditas expulsos em 1497 por D. Manuel I teve direito à nacionalidade portuguesa.
- < Artigo anterior
- Artigo seguinte >
- 43 of 50
