Glossário
Em 2017, "Fake news" foi eleita a expressão do ano pelo dicionário Collins, que a definiu como informações falsas que são disseminadas em forma de notícias, muitas vezes de maneira sensacionalista. Nos últimos seis anos, esta e outras palavras que lhe estão relacionadas continuam a ser atuais. Sejam mentiras intencionais ou conteúdos não verificados, misturam-se com as notícias e põem em causa a própria informação.
-
Fake news: Distribuição deliberada de informação falsa ou informação manipulada ou desinformação. O problema é identificar e distinguir as duas últimas.
-
Clickbait: Título sensacionalista, que leva o leitor a carregar num hyperlink para abrir uma notícia, vídeo ou imagem. Em português podemos chamar-lhe a caça ao clique.
-
Deep fake: Colocar, em vídeo, pessoas a exprimirem palavras que nunca disseram, ou mesmo substituir caras, criando situações falsas. Através de técnicas de inteligência artificial, consegue ser tão bem feito que, a olho nu, é muitas vezes impossível reparar que se trata de uma mentira.
-
Bots: Diminutivo de Robot, ‘bot’ é um programa de computador que executa tarefas de forma autónoma, repetitiva e pré-definida. Os bots imitam o comportamento humano, mas como são automáticos, são muito mais rápidos do que os utilizadores humanos. Estes podem executar tarefas úteis, mas também podem ser usados como malware, ou seja, para controlar totalmente um computador.
-
Desinformação: A desinformação tem como objetivo enganar propositadamente. Através das redes sociais, qualquer pessoa pode desinformar, partilhando ou apenas “gostando” de alguma imagem ou mensagem que não é verdadeira. Na política e na publicidade, a desinformação é muito usada. Por exemplo, através de mensagens onde se oculta o que não interessa ou se realça algum aspeto de forma exagerada por forma a induzir a opinião do público no sentido de determinados interesses.
- Manipulação: Segundo o dicionário, manipulação é a influência, controlo ou ação indevida ou ilegítima no desenrolar de um processo. A manipulação dos Media pode significar enganar intencionalmente o público através de informação alterada ou falsa, mas pode também significar a manipulação dos próprios órgãos de comunicação com objetivos individuais, económicos, políticos etc. Nestes casos, é habitual a informação publicada tornar-se ‘viral’ muito rapidamente, pelo que pode ser partilhada pelos Media sem primeiro se avaliar a sua autenticidade.