Luis Paixão Martins

Luís Paixão Martins

Renovar o interesse da Escola Pública

Estamos no início de um ano escolar e, como sucede desde que o NewsMuseum abriu as suas portas, tal produz um novo ciclo da vida, rotineira mas intensa, do nosso equipamento.

Mais de metade dos nossos visitantes chegam em grupos organizados pelas suas escolas.

São, na esmagadora maioria, jovens de idades muito variadas, que frequentam o ensino secundário ou o universitário ou escolas profissionais, mas, para comprovar que a juventude é um estado de espírito, também registamos muitas visitas de jovens de associações da 3ª idade.

Trata-se de um indicador que me deixa bastante feliz porque, desde que o projeto começou a ser esboçado pela equipa, sempre nos pareceu que a experiência do NewsMuseum se destinaria, prioritariamente, àqueles que aqui procuram conhecimento - informação, imersão - sobre o sistema mediático - e sobre os episódios das últimas décadas na forma como foram narrados pelos Media.

Há, no entanto, um dado estatístico que ensombra esta análise: infelizmente a percentagem de visitantes escolares provenientes do ensino privado sobrepõe-se à daqueles oriundos do ensino público. E este dado é tanto mais surpreendente quando sabemos que este último tem uma representatividade muito superior.

Por isso decidimos, mais uma vez, tomar medidas promocionais e institucionais que visam reforçar o número de jovens visitantes que frequentam o ensino público, em especial do concelho de Sintra e dos seus vizinhos (Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras, Mafra), que constituem uma sub-região do nosso país com elevadíssima população escolar.

Não se trata, naturalmente, de um programa cujos resultados decorram exclusivamente da nossa vontade, mas sei que vamos ter, de novo, como ponto de partida o interesse de outras entidades, como o Ministério da Educação, as Câmaras Municipais e os Agrupamentos Escolares, que nos queiram acompanhar neste desígnio.

E, como não poderia deixar de ser, contamos com o entusiasmo da jovem equipa do NewsMuseum.