O primeiro – ministro sueco Goveran Persson tencionava aproveitar a Cimeira Europeia de Estocolmo, em Março do próximo ano, para debater o envelhecimento da população, no desenvolvimento de um processo político iniciado, este ano, em Lisboa.
Pia Kjaersgaard era a mulher da noite. Conhecida por “a raínha do “não” na Dinamarca”, a dirigente do Partido Popular, de direira, tinha visto alcançado um esforço de longa data: a rejeição do euro.
A União Europeia quer facilitar a aplicação da justiça com o reconhecimento mútuo automático das decisões judiciárias entre Estados membros. Este princípio foi aprofundado no conselho informal de ministros da Justiça e da Administração Interna que ontem terminou em Marselha.
A Suíça deu um passo decisivo de aproximação ao resto da Europa ao aprovar ontem, em referendo, um pacote de acordos bilaterais com a União Europeia pela maioria inequívoca de 67.2 por cento.
O racismo está a aumentar na União Europeia e a opinião pública está cada vez mais desinteressada no assunto. Esta foi uma das principais mensagens saídas da inauguração, ontem, em Viena, do novo Observatório Europeu do Racismo e Xenofobia. O observatório destina-se a acompanhar a evolução do racismo e da xenofobia na Europa num sistema de alerta permanente.
A União Europeia rejeitou o desvio de verbas da Política Agrícola Comum (PAC) para a ajuda aos Balcãs. Esta posição foi tomada na Cimeira de Lisboa durante um debate que ordenou uma revisão dos programas de ajuda àquela região.