2001

A União Europeia (UE) considera “legítima” uma resposta norte-americana aos recentes ataques terroristas nos Estados Unidos, mas deixou claro que espera ser consultada em todo esse processo.

A União Europeia (UE) vai afirmar, ao mais alto nível, a sua solidariedade com os Estados Unidos e o empenho no combate ao terrorismo, durante uma cimeira extraordinária que a presidência belga decidiu ontem agendar para a próxima sexta-feira, em Bruxelas.

Uma larga maioria dos portugueses sente-se pouco informada sobre o euro. Curiosamente, os portugueses são dos que melhor conhecem o valor da moeda única.

O lobby dos gays e lésbicas quer aproveitar as novas oportunidades da legislação europeia para salvaguardar o seu direito à diferença.

Bruxelas deitou ontem por terra as previsões económicas do Governo português. A inflação, diz, vai subir para 3.5% em 2001, a quarta maior da zona euro; Pina Moura, na última revisão, apontou para uma taxa entre 2.9% e 3.3%.

Um grupo de eurodeputados socialistas defende que a Comissão Europeia se torne no governo da União Europeia (UE) e que o seu presidente seja o primeiro-ministro dos Quinze. Os parlamentares também defendem que os comissários passem a chamar-se ministros da União e que o presidente do Conselho de Ministros seja o presidente da UE.

Quando os alunos do ensino secundário sueco entrevistarem, amanhã vários comissários europeus sobre a Presidência da EU, agora a cargo do seu país, uma das interrogações poderá ser sobre a moeda única. A Suécia não pertence à União Económica e Monetária (UEM), mas terá no seu leque de atribuições a tarefa de fazer tudo para que, dentro um ano, as notas e moedas de euro entrem em circulação sem problemas.